Postado em quarta-feira, 21 de maio de 2025 às 17:05
Atualizada em quinta-feira, 22 de maio de 2025 às 06:55

Pedrinho do Minas Acontece tem o mandato cassado

Câmara Municipal acata recomendação de cassação por quebra de decoro parlamentar.


 Alessandro Emergente

A Câmara Municipal decidiu pela cassação do mandato de Pedro Alencar Azevedo (Pedrinho do Minas Acontece/União Brasil), acatando a recomendação contida no relatório final da comissão processante, instaurada para investigar o caso

A sessão de julgamento teve início às 17h de quarta-feira e só terminou às 3h25 da madrugada desta quinta-feira. Todos os documentos, que integram a investigação, foram lidos em plenário, além da exibição de todos depoimentos de testemunhas e do próprio investigado foram exibidos durante a sessão extraordinária.

Pedrinho teve direito a duas horas de defesa e pôde se manifestar por meio de videoconferência. Ele permanece detido no Presídio de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, sob a acusação de violência doméstica, posse ilegal de arma de fogo e munições, além de drogas.

A decisão do plenário foi por unanimidade entre os presentes. Apenas o suplente de Pedrinho, Márcio Costa (Dunga/União Brasil), não participou da sessão e, portanto, não participou da votação. Com isso, por 10 votos a 0, Pedrinho foi condenado a perda do mandato por quebra de decoro parlamentar, seguindo o relatório da comissão processante.

 

Pedrinho do Minas Acontece ao fazer a defesa diretamente do presídio (Foto: Reprodução/Youtube) 



Havia um segundo inciso na petição de acusação, o de corrupção e improbidade, porém, nesse caso, os vereadores, por unanimidade, votaram contra a acusação.

Eleito com 1.863 votos, Pedrinho do Minas Acontece foi o mais votado na última eleição e chegou a atuar em apenas quatro sessões legislativas. No dia 19 de fevereiro deste ano, ele foi preso e a cadeira do parlamentar ficou vaga até ser assumida provisoriamente pelo suplente.

Pedrinho foi eleito pela primeira vez em 2024 após enfrentar sete eleições. Havia sido candidato a vereador em 2004, 2008 e em 2012. Foram duas disputas pela Câmara dos Deputados, em 2010 e 2018, e uma para prefeito, em 2020. Antes de se filiar ao União Brasil foi filiado ao PSDB, PRB e PSL.

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo