Postado em terça-feira, 25 de março de 2025 às 10:10

Câmara aprova autorização para convocar de suplente de Pedrinho do Minas Acontece

Suplente é o ex-vereador Márcio Dunga, que deve assumir a cadeira até uma definição do caso envolvendo o titular.


 Alessandro Emergente

A Câmara Municipal aprovou, na noite de segunda-feira, a resolução que autoriza a convocação do suplente do vereador Pedro Alencar de Azevedo (Pedrinho do Minas Acontece/União Brasil), que permanece preso na Penitenciária João Pimenta da Veiga, em Uberlândia. O suplente é o ex-vereador Márcio Costa (Dunga/União Brasil). 

A resolução aprovada, em única votação, durante a sessão legislativa, autoriza a Mesa Diretora a adotar os procedimentos para convocação do suplente. O primeiro ato é consultar a Justiça Eleitoral sobre as condições legais para a convocação do suplente, ato procedimental. Dunga é o segundo mais votado do União Brasil, com 642 votos.

Márcio Dunga deve ser convocado para assumir a cadeira interinamente, uma vez que a situação do vereador Pedrinho do Minas Acontece permanece indefinida. Preso em Uberlândia e impossibilitado de cumprir as funções legislativas, o titular do União Brasil é investigado por uma comissão processante por quebra de decoro parlamentar, o que pode culminar com a cassação de seu mandato.  

Público acompanhando a sessão legislativa de segunda-feira (Foto: Isabela Alves/Câmara Municipal)


O presidente da Câmara Municipal, Matheus Paccini (PDT), explicou que todos os ritos legais estão sendo seguidos e a convocação do suplente para assumir uma cadeira vaga atende o critério da representatividade. Isso porque o União Brasil segue sem representatividade no Legislativo.

A reportagem do Alfenas Hoje apurou que a remuneração do vereador afastado, devido a prisão, foi mantida, bem como a de sua assessoria parlamentar. A medida foi adotada para não haver prejuízo ao parlamentar, uma vez que não há uma decisão definitiva sobre o caso, tanto na Justiça quanto na comissão processante.

O projeto de resolução iniciou a sua tramitação há duas semanas e necessitava do parecer da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final (CCLJRF) para ser submetido ao plenário. O parecer favorável a tramitação foi lido na sessão legislativa de segunda-feira após análise dos vereadores da CCLJRF com apoio da assessoria jurídica da Câmara Municipal e de uma consultoria jurídica do Legislativo.

Dunga foi vereador na legislatura ada, na época pelo PDT. Mas, durante a legislatura, migrou para o União Brasil, legenda na qual atualmente é vice-presidente em Alfenas. Pedrinho do Minas Acontece é o presidente da comissão provisória do União Brasil no município. A atual comissão provisória do órgão partidário, iniciada em novembro do ano ado, é válida até 25 de maio deste ano.

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo