Postado em sexta-feira, 17 de julho de 2020
6 ideias para ganhar dinheiro sem sair de casa em meio à quarentena
Seja para procurar emprego ou para iniciar um negócio, meio digital é maior fonte de oportunidades em meio à pandemia
Trabalhar sem sair de casa sempre teve suas vantagens. A flexibilidade de horários e a fuga do trânsito, em especial nas grandes cidades, eram algumas delas. Mas o trabalho remoto se tornou ainda mais valioso frente à pandemia do novo coronavírus.
O formato também pode ajudar quem precisa de uma fonte de renda neste momento - seja porque perdeu o emprego, teve o salário reduzido ou teve o negócio afetado pela crise. É possível desde iniciar um pequeno negócio até oferecer serviços em plataformas de freelance.
Abaixo, selecionamos seis ideias que permitem trabalhar em home office na quarentena. Veja:
1. Venda de produtos artesanais
Se você tem alguma habilidade manual, pode começar a vender seus produtos pela internet. Segundo a consultora do Sebrae-SP Fernanda Bueno, o ideal é começar divulgando os itens para conhecidos e recorrer ao delivery para as entregas.
Se as vendas derem resultado, um segundo o pode ser inserir os produtos em um marketplace e criar uma loja virtual para atender outras regiões e cidades.
2. Venda e entrega de alimentos
Com mais pessoas pedindo comida por delivery, a alimentação se tornou um dos setores mais atrativos para empreender em casa. A demanda inclui desde refeições para o dia a dia, como marmitas, até bolos, doces e salgados para ocasiões especiais.
Quem decidir começar um negócio nessa área deve tomar especial cuidado com a higiene – e estruturar bem seu sistema de entregas.
3. Prestar serviços como freelancer
Há diversos sites que conectam profissionais autônomos a clientes interessados em serviços. Em muitos casos, como nas áreas de marketing ou e istrativo, as demandas podem ser executadas de forma remota.
5. Franquias digitais
Diversos segmentos que compõem o setor de franquias foram afetados pela crise do coronavírus. No entanto, algumas redes que mantêm a operação focada no online ou em aplicativos e têm como base o home office têm reportado crescimento.
As oportunidades variam da digitalização de processos aos serviços financeiros. Antes de investir em uma franquia, porém, é preciso ter alguns cuidados - como pesquisar bem sobre a marca e avaliar a própria capacidade financeira de tocar o negócio por um período sem ter lucro.
6. Revenda de produtos
A venda de produtos de outras empresas e marcas é outra opção para quem pensa em empreender em casa. Microempreendedores Individuais (MEI) podem se cadastrar como revendedores de redes especializadas em cosméticos, roupas, lingeries e outros produtos.
Enquanto algumas empresas exigem um investimento inicial, outras permitem começar as vendas sem nenhum custo.
4. Oferecer aulas ou consultorias online
Muitas pessoas tem aproveitado o período em casa para estudar e fazer cursos online. Quem tem alguma habilidade que pode ser ensinada, como idiomas, música ou gastronomia, pode ganhar dinheiro com aulas pela internet.
O conteúdo pode ser oferecido ao vivo, por videochamada, ou hospedado em uma plataforma digital. O importante é definir bem o seu público e deixar claro o que ele ganhará com esse conteúdo.
Há diversos sites que conectam profissionais autônomos a clientes interessados em serviços. Em muitos casos, como nas áreas de marketing ou e istrativo, as demandas podem ser executadas de forma remota.
Entre os sites que oferecem esse tipo de conexão estão plataformas como GetNinjas e Workana – que inclusive viram mudanças em suas demandas no início da pandemia.
Fonte: Revista PEGN
COMENTÁRIOS